Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
PLANO DE CULTURA DA UFC

Área do conteúdo

Sobre o Plano de Cultura

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Cultura (MinC) dão um passo importante na caminhada de construção do seu Plano de Cultura, instrumento que tem como objetivo institucionalizar as diretrizes e metas da área da Cultura na Universidade para os próximos anos. A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFC, em parceria com a Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) do MinC, constroem e coordenam as etapas de construção do Plano de Cultura em conjunto e em diálogo com os diversos setores, unidades e agentes da Universidade, sociedade civil e instituições culturais.

A Procult tem atuação na articulação das iniciativas relacionadas à Cultura e a Arte na instituição, incentivando e apoiando ações e projetos. Em sua missão, a unidade, que foi criada em 2023, apresenta metas que buscam contribuir para a expansão do saber e memória cultural, valorização da cultura na Universidade, com a implementação do notório saber na Academia, a institucionalização de grupos culturais com permanência e o desafio da interiorização das políticas de cultura. O projeto de construção do Plano de Cultura da UFC está inserido em uma política pública do Ministério da Cultura (MinC), por meio do projeto “Universidades em Movimento” que prevê o financiamento das etapas de elaboração do Plano de Cultura em outras universidades, começando pela UFC.

CULTURA SE FAZ JUNTO! Esse é o lema do Plano de Cultura da UFC. Diante do desafio de olhar a cultura pelo viés da diversidade e com o objetivo de institucionalizar as ideias em documento norteador, o convite se expande para todas as pessoas, instituições, agentes culturais da UFC e parceiros com o objetivo maior de planejar o rumo do campo cultural pelos próximos anos.

A Cultura atravessa todos os campi e unidades da UFC e por isso a proposta de construção do Plano de Cultura da UFC seguirá uma metodologia participativa que contempla a realização de 10 Seminários temáticos que vão ancorar a discussão de uma série de temas que são base para a política cultural e ecossistema da cultura na UFC.

Os seminários ocorrerão em Fortaleza e nas 5 cidades nas quais estão instalados os campi da UFC (Sobral, Itapajé, Quixadá, Russas e Crateús) com inscrição prévia e grupos de trabalhos que vão resultar na escolha de diretrizes para cada área temática.

Os temas que estão elencados para as discussões nos Seminários e GTs são os seguintes: Memória e Patrimônio Cultural, Cultura e Ciência, Gestões Culturais, institucionalização e interiorização, Democratização do acesso à Cultura, Cultura,

Educação e Formação, Coleções e Museus, Cultura e Arte, Direitos Culturais, Autorais, regulações e Fomento, Comunicação, Difusão e Cultura, e Diversidade cultural e transversalidade de gênero, sexualidade, raça e acessibilidades na política cultural.

Além dos Seminários Temáticos, o cronograma de construção do Plano de Cultura prevê a realização do II Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras, que acontecerá em Fortaleza, sediado na Universidade Federal do Ceará, e o retorno do Festival UFC de Cultura, com programação formativa, mesas de debates e programação artística.

Os resultados dessas ações serão reunidos e divulgados através das seguintes publicações: Plano de Cultura da UFC, Trajetória de Construção do Plano de Cultura, Anais de Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras e o Catálogo do Patrimônio Artístico e Cultural da UFC.

Acessar Ir para o topo