Primeiro seminário do Plano de Cultura da UFC recebe a comunidade em mesa de debate e grupos de trabalho
Data da publicação: 25 de outubro de 2024 Categoria: NotíciasA Pró-Reitoria de Cultura deu início à série de 10 Seminários Temáticos que fazem parte do cronograma de elaboração Plano de Cultura da Universidade Federal do Ceará. O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira (24), no Centro de Convivência da UFC, com a participação de discentes, docentes, técnico-administrativos e representantes de grupos sociais da sociedade civil. Com o tema “Democratização do acesso à cultura, participação social, território e saberes populares”, o seminário foi iniciado com uma performance emocionante da historiadora Joseli Cordeiro, estudante da UFC e primeira mulher quilombola a ser beneficiada pela política de cotas do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade.
A mesa de abertura contou com a presença do Prof. Leandro Bulhões, diretor da Casa José de Alencar, Profa. Glícia Pontes, Pró-Reitora Adjunta de Cultura, Prof. Sandro Gouveia, Pró-Reitor de Cultura e Profa. Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, além do Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba. Em sua fala de abertura, Bulhões destacou que o Plano de Cultura da UFC deve reunir ideias de pessoas dentro e fora da Universidade: “Lembrando que todo mundo produz conhecimento e que aqui a gente pode sistematizar e produzir algo, um diálogo mais aproximado do que a gente considera humano (…)”, pontuou. Os pró-reitores de Cultura, Glícia Pontes e Sandro Gouveia relembraram a trajetória de articulações para viabilização do Plano de Cultura e a emoção de ver a iniciativa tomando forma, com destaque para a construção de uma metodologia participativa e multidisciplinar. Já a vice-reitora Diana Azevedo demonstrou sua felicidade em presenciar o início dos Seminários como primeiro grande projeto da recém-criada Pró-Reitoria de Cultura.
Como representante do Ministério da Cultura, parceiro da UFC na elaboração do Plano de Cultura por meio do programa Universidade em Movimento, Fabiano Piúba participou virtualmente da mesa de abertura: “Nós sabemos que podemos colaborar com esse compromisso com as políticas culturais da UFC, considerando as atribuições e competências da nossa Secretaria. (…) Esses Seminários Temáticos inseridos em nosso plano de trabalho são uma ferramenta metodológica democrática para caminhar nas respostas e conclusões deste Plano”, afirmou.
Em seguida, a mesa de debates recebeu a fala inspiradora da convidada Stéfane Souto, gestora, pesquisadora e empreendedora cultural, com mediação do Prof. Leandro Bulhões e participação do debatedor Prof. Rafael Silva, representando a comissão de Direitos Humanos da UFC. Em sua fala intitulada “Da democratização à insurgência cultural”, Souto instigou o questionamento sobre o poder de impacto de articulações culturais ao se depararem com uma variedade de manifestações que por muitas vezes são marginalizadas. “Que papel a universidade quer, pode e deve desempenhar na construção de uma sociedade onde os diversos sujeitos e seus saberes protagonizam a transformação a partir de um exercício insurgente da cidadania?”, enfatizou. Em sua fala, Silva pontuou a importância do acesso e da validação dos saberes populares: “Não é possível pensar em democratizar a cultura sem considerar as diversas formas, as potencialidades de como se produz o conhecimento.”
Após o debate da manhã, o turno da tarde foi dedicado às discussões em dois Grupos de Trabalho, com participantes presenciais e online reunidos para sugerir diretrizes a serem discutidas na elaboração do Plano de Cultura da UFC. O primeiro grupo teve como tema “Democratização do acesso à cultura e participação social”, enquanto o segundo ficou responsável pela temática de “Territórios e saberes populares”. Ao fim da tarde de ricas discussões envolvendo diversos pontos de vista e pluralidade de ideias, os grupos se reuniram para elencar as principais propostas de diretrizes, que serão encaminhadas à Comissão de Sistematização do Plano de Cultura da UFC e posteriormente submetidas à consulta pública após a conclusão dos seminários temáticos que devem acontecer durante todo o semestre de 2024.2 nos campi de Fortaleza e do interior.
- Veja as fotos do evento no Flickr da Procult e da UFC.
O Plano de Cultura da UFC é uma realização da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Procult UFC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e com a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) que tem por objetivo definir as diretrizes de ações culturais da UFC nos próximos 5 anos. Sua elaboração coletiva, guiada pelo lema “Cultura se faz junto” inclui 10 seminários temáticos, a realização do II Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras e o retorno do Festival UFC de Cultura. Toda a programação é aberta ao público e as inscrições podem ser acompanhadas nas redes sociais da Procult UFC e no site culturasefazjunto.ufc.br.